O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM realiza, de 16 a 18 de outubro, seu XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões, nesta edição com o tema “Famílias e Vulnerabilidades”. Inscreva-se e aproveite os valores do segundo lote.

Entre os palestrantes, Fernanda Carvalho Leão Barretto, advogada e presidente da Comissão de Família e Arte do IBDFAM, ressalta o significado do Congresso nacional do Instituto. “É importante para reafirmar o compromisso do IBDFAM de continuar sendo o principal promotor da democracia, da atualização e do aprofundamento no direito das famílias e sucessões”, diz.

A advogada acrescenta que o evento, bienal, é o mais representativo do direito das famílias e sucessões, no Brasil, reunindo alguns dos principais nomes que se debruçam sobre essas áreas no intuito de debater temas atuais e instigantes.

Em sua palestra, no dia 18, sexta-feira, às 14 horas, Fernanda Barretto vai abordar o tema: “Como analisar a interlocução entre o Direito das Famílias e o sistema de Direitos Humanos?”. Para ela, muito oportuno no sentido de reafirmar conquistas importantes.

“Famílias e direitos humanos são temas umbilicalmente ligados, seja porque a compreensão dos direitos humanos passa pela noção de dignidade da pessoa humana, pedra angular de todo nosso ordenamento jurídico, inclusive das normas do direito das famílias, seja na medida em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, fixa a família como núcleo fundamental da sociedade, garantindo-lhe proteção pela sociedade e pelo Estado”, afirma.

Fernanda destaca que são raras as abordagens que promovem a interlocução entre o Direito das Famílias e o sistema de Direitos Humanos. “Parece-nos essencial tratar dessa conexão, sobretudo na medida em que quanto mais firme uma democracia, maior a efetividade observada no que tange ao respeito e à promoção dos direitos humanos, inclusive no locus das famílias. Não podemos admitir retrocessos em um caminho no qual ainda há muito a se avançar, daí a centralidade do debate”, enfatiza.

Fernanda Barretto convida à participação no XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões: “Amigas e amigos, os congressos nacionais do IBDFAM são oportunidades únicas para participar do debate mais qualificado sobre o direito das famílias e das sucessões, além de uma excelente chance para trocar e confraternizar com profissionais de todo o Brasil. O eixo temático desse ano é muito rico e urgente, e em torno dele a comissão científica distribuiu, com maestria, temas fundamentais para quem milita com esses ramos do direito. Nos encontramos em Belo Horizonte!”.

Quer saber quais temas serão abordados nas outras palestras do evento? A programação completa está disponível em nosso site. Clique aqui.

Palestrantes

A relação de palestrantes convidados para o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões do IBDFAM: Famílias e Vulnerabilidades traz grandes nomes do Direito de Família e Sucessões do Brasil.

Clique aqui e veja a lista completa.

Enunciados

Envie as suas propostas para o XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões: Famílias e Vulnerabilidades. De acordo com a RD dos Enunciados, o envio das propostas à Coordenação deverá ser realizado até 05 de julho de 2019 para recebimento. A sugestão de enunciado deve ser feita em frases curtas, com breve justificativa apontando a referência normativa em questão. Acesse o formulário.

Trabalhos científicos

A Comissão Científica do XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões convida à apresentação de trabalhos científicos. Confira o edital e fique atento aos prazos. Participe!

Confraternização

A festa de encerramento do XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões – IBDFAM: Famílias e Vulnerabilidades será por adesão e está marcada para o dia 18 de outubro, às 22 horas, no Automóvel Clube, em Belo Horizonte. O evento será open bar e open food. As vagas são limitadas, acesse agora e garanta a sua!

Hospedagem

A comissão organizadora do evento está negociando tarifas especiais de hospedagem e já firmou parceria com dois estabelecimentos. São eles: Dayrell Hotel & Centro de Convenções (Rua Espírito Santo, nº 901, no centro de Belo Horizonte, a apenas 350 metros do local do evento), e o Promenade BH Platinum (Avenida Olegário Maciel, nº 1.748, no bairro Lourdes, a 2 quilômetros do local do evento).

 

Fonte IBDFAM