O isolamento social está entre as principais medidas para conter a pandemia do coronavírus. Durante este período de quarentena, tem crescido a busca por atividades de lazer em casa. Maratonar filmes e séries que ajudam a relaxar, ou mesmo aqueles que levam a profundas reflexões, pode ser uma ótima pedida para aqueles que estão com mais tempo livre em casa.

“A arte e a cultura são expressões muito importantes do intelecto humano, e, em tempos de isolamento social, além de funcionarem como entretenimento, como alívio, diversão e companhia, também figuram como verdadeiras antenas, capazes de traduzir sentimentos, emoções e reflexões importantes sobre a crise”, define Fernanda Barretto, presidente da Comissão de Arte do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

Além do conteúdo que consumimos dentro de casa, ela atenta que eventos artísticos também têm se adequado à nova realidade. Por exemplo, a 22ª Bienal de Sidney, iniciada em março, na Austrália, segue sua programação virtualmente. “Shows e peças de teatro têm sido transmitidos em redes sociais e atores têm usado seus perfis na rede para encenar monólogos e recitar poemas”, detalha Fernanda.

“Além de livros, filmes e músicas aos quais já temos normalmente acesso, por meio de nossas coleções e de instrumentos como leitores digitais e plataformas de streaming, vale destacar a iniciativa de várias instituições e de artistas individuais, que têm se movimentado para permanecer propiciando arte e cultura ao público, durante a pandemia”, aponta a advogada.

Confira, a seguir, uma lista com filmes e séries que abordam temas relacionados ao Direito das Famílias, como afeto, conflito de gerações, adoção, preconceito e violência doméstica. Todos os títulos estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

SÉRIES

A VIDA E A HISTÓRIA DE MADAM C.J. WALKER

Drama / Comédia. Lançada em março, a minissérie de quatro episódios conta a história real da primeira mulher a se tornar milionária nos EUA conquistando a própria fortuna, no início do século 20. Vivida por Octavia Spencer, ela cria uma linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras que desponta no mercado. O sucesso é resultado de uma história de empreendedorismo e superação de opressões relacionadas a raça e gênero. Disponível na Netflix.

OLHOS QUE CONDENAM

Drama. Cinco adolescentes do Harlem, bairro de Nova York com população majoritariamente negra, são acusados injustamente do estupro de uma mulher no Central Park. A série, também baseada em história real, mostra como o racismo presente nos EUA do fim da década de 1980 levou a um dos maiores erros judiciais da história do país. Disponível na Netflix.

BIG LITTLE LIES

Drama / Suspense. Duas temporadas. Um grupo de mães entra em conflito em uma pacata cidade da Califórnia quando uma menina acusa o colega do jardim de infância de agressão. A mãe do garoto, Jane (Shailene Woodley), acaba de chegar à cidade e recebe o apoio de duas donas de casa: a controladora Madeline (Reese Witherspoon) e Celeste (Nicole Kidman), que sofre com um marido violento. Disponível no HBO Go.

TRÊS É DEMAIS

Comédia. Neste sucesso da TV americana, produzido entre as décadas de de 1980 e 1990, duas meninas crescem com três figuras paternas: o pai viúvo, seu atrapalhado melhor amigo e o tio descolado. Juntos, eles formam uma família alheia aos arranjos convencionais, marcada por afeto, compreensão e companheirismo. O quinteto atravessa variadas fases da vida em oito temporadas. Disponível na Netflix.

GILMORE GIRLS

Drama. A conturbada relação entre uma mãe e sua filha adolescente é contada em sete temporadas. Vivendo em uma pequena cidade, elas encaram problemas típicos da relação entre mãe e filha, marcada pelo conflito de gerações. Exibida na TV americana entre 2000 e 2007, a história ganhou um reboot em minissérie de quatro episódios, em 2016. Disponíveis na Netflix.

FILMES

UM SENHOR ESTAGIÁRIO

Comédia. Uma workaholic empresária (Natalie Portman) decide dar uma chance a um viúvo septuagenário (Robert DeNiro) que se candidata à vaga de estágio. Sem muito tato para as tecnologias do mundo contemporâneo, o experiente profissional se mostra aberto a aprender e, principalmente, a ensinar. Disponível na Netflix.

COMO NOSSOS PAIS

Drama. Rosa (Maria Ribeiro) enfrenta a múltipla jornada seguindo uma carreira de incertezas, cuidando das filhas pequenas e em conflito com o marido (Paulo Vilhena), que está quase sempre ausente de casa. A vida da protagonista toma novos rumos quando sua mãe (Clarice Abujamra) revela um segredo sobre sua origem. Disponível na Netflix e no Telecine Play.

LION – UMA JORNADA PARA CASA

Drama. Na Índia, um garoto se perde do irmão mais velho em uma estação de trem e passa por dificuldades até ser adotado por uma família australiana. Quando atinge a maioridade, Saroo (Dev Patel) decide ir em busca da família biológica, entrando em conflito com a mãe adotiva (Nicole Kidman). Disponível na Netflix.

CAROL

Drama / Romance. Uma mulher rica e casada (Cate Blanchett), pertencente à alta sociedade, se apaixona por uma jovem balconista (Rooney Mara). Para viver esse romance, ela entra em conflito com o marido (Kyle Chandler), de quem se divorcia e que passa a criar barreiras para sua convivência com a filha pequena. Disponível na Netflix.

VIVER DUAS VEZES

Comédia / Drama. Filme espanhol lançado em janeiro narra a trajetória de Emílio (Oscar Martínez), que, após ser diagnosticado com Alzheimer, resolve partir em busca do amor de sua infância. Ele pega a estrada com a ajuda da filha, do genro e da neta, enquanto lida com o avanço da doença. Disponível na Netflix.