A mobilização promovida pela influenciadora digital Vitória Mesquita, de 22 anos, levou o Google a mudar o resultado da pesquisa com o termo “síndrome de Down”. Antes, a plataforma classificava como “doença” o que agora passa a ser conceituado como “condição genética”.
De acordo com as informações do Google, todo conteúdo dos painéis de informações vêm de parceiros da empresa, incluindo hospitais em todo o mundo. Informações equivocadas podem ser relatadas para que seja feita correção ou atualização. A mais recente mudança foi comemorada por profissionais ligados à luta das pessoas com síndrome de Down.
Em seu perfil no Instagram, Vitória Mesquita falou sobre a conquista. “Hoje, podemos celebrar! A Google mudou sua referência de definição da T21 e adicionou informações que ajudam na luta contra desinformação e o capacitismo”, escreveu no último dia 14 de agosto.
A jovem, que já conta com mais de 16 mil seguidores na rede social, tem o objetivo de “desmistificar a síndrome de Down com alegria”, promovendo inclusão e representatividade. “Juntos, deixamos um legado para as próximas gerações! Hoje me sinto uma verdadeira influencer”, diz, em uma das publicações mais recentes.
Confira a publicação de Vitória Mesquita: