O VI Congresso Internacional de Direito das Famílias e das Sucessões do IBDFAM e VI Congresso do IBDFAM-RJ, que será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro, em Búzios-RJ, irá reunir juristas renomados que vão debater assuntos importantes ligados às áreas. Dentre os palestrantes, está a juíza Andréa Pachá que vai tratar em um painel o tema “O direito de envelhecer no Brasil. O que podemos aprender com a experiência estrangeira?”.

De acordo com a juíza, o evento, que vai para a sua sexta edição, tem sido extremamente relevante nas reflexões jurídicas mais atuais, conseguindo debater de forma didática com os participantes em um ambiente informal e agradável, que é o cenário de Búzios.

“Profissionais da área de todo o País e, especialmente neste ano, de outros países, terão oportunidade de expor novas ideias, promover o debate consistente e fortalecer a rede importante da afirmação dos novos direitos e das novas famílias”, diz.

Sobre o seu tema, que está entrelaçado com a vulnerabilidade do idoso e dos maiores incapazes na família, ela lembra que o processo de envelhecimento tem sido uma realidade em todo o mundo. Especificamente falando do Brasil, em 2050, 23% da população serão de idosos. E essa nova realidade tem remetido para o Judiciário questões complexas que vão desde a efetividade dos direitos fundamentais até conflitos envolvendo rupturas familiares, curatelas e sucessões.

“A importância de viver com dignidade e com a autonomia possível é uma demanda que pode ser orientada por profissionais do Direito, antes que o problema se instale e vulnerabilize a velhice, associando-a à incapacidade e à doença’, afirma.

Com a alta taxa de idosos da população aumentando diariamente, consequentemente precisaremos de maior conhecimento para conseguir assegurar os direitos dessa parcela da população. Por isso a necessidade do intercâmbio de experiências com a justiça estrangeira, que é sempre muito rico, independente da nação que estamos trocando e absorvendo informações.

“Qualquer que seja o país, qualquer que seja a rede normativa, qualquer que seja o contexto, os relacionamentos afetivos e parentais se assemelham e revelam a importância e a potência da nossa condição humana. Conhecer as alternativas de outros países e compartilhar nossa experiência só aprofunda e melhora o nosso conhecimento para lidar com os Direitos e as Famílias”, finaliza.

Inscrições e programação

As inscrições para o VI Congresso Internacional de Direito das Famílias e das Sucessões do IBDFAM e VI Congresso do IBDFAM-RJ estão abertas. O evento vai contar com renomados nomes das áreas de Direito de Família e Sucessões, que vão discutir sobre temas atuais das áreas nos campos nacional e internacional.

Acesse o nosso site para ver a programação completa e garantir a sua vaga.

Fonte: IBDFAM