Será realizado nos dias 8 e 9 de junho, em Brasília, o VII Congresso de Direito das Famílias do IBDFAM/Distrito Federal. O objetivo do evento é proporcionar o encontro de grandes juristas para discussão do direito das famílias e sucessões e suas interlocuções com as demais áreas do Direito e da Psicologia, com intuito de disseminar o conhecimento tanto na esfera acadêmica quanto na prática. Uma das grandes atrações, será a participação da Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na palestra inaugural. A palestra de encerramento estará a cargo da juíza Andréa Pachá.

“Essa é a sétima edição do nosso Congresso, sempre com público atuante e interessado, além de palestrantes e temas atuais e polêmicos, com o objetivo de fomentar o debate e proporcionar uma reflexão sobre o passado, presente e futuro do Direito das Famílias e Sucessões”, afirma Liliana Marquez, presidente do IBDFAM/DF.

“Como o tema central do Congresso é o Direito das Famílias e suas Interlocuções, o debate terá foco em diversas áreas, como, por exemplo, tributário e previdenciário”, completa a advogada Renata Cysne, membro do IBDFAM, também coordenadora do evento, ao lado de Liliana.

No primeiro dia do evento, Rolf Madaleno, advogado e diretor nacional do IBDFAM, participará de um painel sobre o tema: ‘O Dinheiro e as Relações de Afeto’. Ele revela que sua expectativa é proporcional ao avanço das outras edições do Congresso, que vão somando em termos de qualidade e aprendizado. “As relações familiares estão invariavelmente influenciadas pela existência ou não do dinheiro, tendo mais dele ou menos recursos, dinheiro sempre afeta de um modo ou outro as relações familiares, não sendo à toa que os casamentos e as uniões afetivas contam com um obrigatório regime patrimonial. Meu tema pretende retratar um pouco desta realidade que se apresenta sempre nas relações processuais familistas, representando o dia a dia da advocacia e os restos do amor que vão parar nos tribunais”, diz. Rolf Madaleno vai dividir o painel com Roberto Carlos Silva.

O presidente do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira, estará presente no segundo dia do evento e participará do painel ‘Direito e Arte’. Ele fala sobre a importância do debate de ideias sobre o tema. “As imagens podem ir além das palavras, pois abrem espaço para a reflexão e a emoção. Podem ajudar a fazer revolução. Talvez seja uma maneira mais sublime de perceber o mundo. Assim como a arte, o Direito também é interpretação. Arte e Direito tratam da mesma humanidade”, reflete. Ana Louzada, juíza, presidente da Comissão Direito e Arte do IBDFAM, debaterá o tema com Rodrigo da Cunha Pereira.

Estarão presentes, entre outros, Eliene Bastos, Nelson Rosenvald, Maria Luiza Póvoa, João Aguirre. Confira a lista completa de temas e palestrantes em: http://www.ibdfam.org.br/eventos/1211/VII+Congresso+de+Direito+das+Fam%C3%ADlias+do+IBDFAMDF

Participe do VII Congresso de Direito das Famílias do IBDFAM/DF! Para realizar sua inscrição, basta clicar aqui e ficar por dentro de todos os detalhes.